twitcam

campus party 2016

windows 10

4G

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Refrigeração Líquida – Tecnologia em Expansão

Refrigeração Líquida

Desde sua criação, a Tecnologia de circuitos integrados baseados em transistores pra processamento de dados evoluiu muito, fazendo com que tenhamos processadores cada vez mais rápidos.

Porém, a passagem de eletricidade pelos circuitos em frequências cada vez mais altas tem uma grande desvantagem que é a geração de calor. Quanto mais rápido um processador, mais ele aquece (comparando processadores de mesma arquitetura e fabricante).

A geração de calor em si não seria problema se o silício, material semicondutor usado na fabricação dos circuitos, não deixasse de conduzir eletricidade a partir de certa temperatura, o que impede o seu funcionamento. Além disso, o limite para esta temperatura está pouco acima dos 70 graus, temperatura facilmente alcançada por alguns modelos de processador quando sem refrigeração.

Assim, uma das mais importantes áreas de pesquisa para Computadores se encontra na refrigeração.

Os métodos tradicionais de refrigeração se baseiam em tirar o ar quente próximo dos processadores, permitindo uma troca de calor mais eficiente entre o ambiente e o chip, o que mantém suas temperaturas mais baixas. Contudo, tanto o aquecimento global quanto o constante desenvolvimento de tecnologias com frequências mais altas tem feito com que este método se torne pouco eficiente, aumentando os gastos de energia e prejudicando o desempenho dos computadores.

Logo, uma tecnologia em expansão hoje é a de refrigeração líquida. Esta consiste na utilização de líquidos em baixas temperaturas que captam o calor dos chips e joga no ambiente. Esta tecnologia é mais eficiente que a tradicional e permite que os processadores operem a temperaturas mais baixas.

A refrigeração líquida também tem sido vista como uma forma de permitir que os processadores consigam aumentar ainda mais suas frequências de operação.Os principais usos desta tecnologia atualmente são para resfriamento dos processadores e das gpus, processadores de vídeo das placas mais modernas.

Atualmente, várias empresas estão lançando coolers com refrigeração líquida. Estes coolers, conhecidos como water coolers são, em geral, compostos de 4 partes:

Cooler Refrigeração Líquida1 bloco, que faz a troca de calor entre o componente e o fluido

2 radiador para a troca de calor entre o fluido e o ambiente

3 bomba para injetar o líquido no sistema

4 compartimento de armazenamento para o líquido.

O fluido mais usado é a água destilada com alguma porcentagem baixa de substâncias anticorrosivas, mas há sistemas mais extremos, com tecnologia mais avançada que a usada em Pcs comuns que usam nitrogênio líquido para o arrefecimento.

Faça uma boa pesquisa sobre os vários modelos, e procure um conjunto com uma boa interoperação para montar seu sistema de refrigeração líquida e mantenha seu PC operando sempre a temperaturas seguras e com máximo rendimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário