Você que utiliza o Windows Vista, Windows 7 ou 8, já deve ter notado que a caixa de pesquisas presente no menu iniciar é bastante útil quando precisamos encontrar alguma pasta ou arquivo, o problema é quando você tem milhares de documentos em várias extensões diferentes e não sabe exatamente o nome dos mesmos.
Não seria muito interessante procurar também pelo conteúdo do arquivo?
Por exemplo: Imagine que você escreveu um documento no bloco de notas e salvou com um nome bem diferente, você não se lembra do nome do arquivo, mas provavelmente deve se lembrar do que está escrito dentro deste documento, com isso basta digitar o conteúdo do texto na caixa de pesquisas do menu iniciar e o seu Windows vai encontrar o documento com facilidade.
Para ativar a indexação de conteúdo dos seus arquivos siga os passos do tutorial abaixo.
Ativando a indexação de conteúdo no Windows 7
Passo 1: Abra o painel de controle e procure por "Opções de Indexação" na caixa de pesquisas do canto superior esquerdo;
Passo 2: Clique sobre "Opções de indexação" e em seguida "Avançado";
Passo 3: Clique sobre a aba "Tipos de Arquivo" e marque a opção "Indexar Propriedades e Conteúdo do Arquivo";
Passo 4: Confirme pressionando "OK", note que dependendo do tamanho da pasta que seu Windows está indexando, isto deverá demorar bastante.
Passo 5: Após a indexação dos seus arquivos, abra o menu iniciar e procure pelo conteúdo de algum arquivo.
Viu como é simples?
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