twitcam

campus party 2016

windows 10

4G

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Airtime: novo serviço de chat de vídeo leva assinatura dos criadores do Napster

Airtime
Airtime Screenshot
Tela do Airtime
Napster. O nome traz recordações boas e más para o mundo virtual. Foi o primeiro serviço a ganhar escala global apostando na tecnologia peer-to-peer, talvez tenha sido o primeiro a começar a explorar a ideia de compartilhar conteúdos na internet. Mas, o Napster foi fechado, soterrado por uma avalanche de ações judiciais movidas pela indústria da música, que viu seu modelo de negócio começar a se dissolver a partir dos mp3 piratas que se espalhavam e circulavam livrevemente pela rede do Napster.
Agora, a dupla que criou o serviço mostra ao mundo sua nova criação, o Airtime. A aposta traz no sangue (ou no código de programação, melhor dizendo) a mesma fagulha de interatividade peer-to-peer que germinou no Napster. Dessa vez, trata-se de um serviço de chat em vídeo. A diferença desse para tantos outros que já estão no mercado é o modo como os usuários podem interagir. Você pode bater-papo em vídeo a partir de sua rede de amigos do Facebook, por exemplo, mas pode encontrar pessoas no mundo virtual de modo absolutamente casual, no estilo do Chatroulette - serviço que fez algum sucesso cerca de 2 anos atrás, mas acabou caindo no esquecimento.

Clique aqui, se você quiser saber mais sobre o Chatroulette
.

Em entrevista ao New York Times, Sean Parker diz que o Airtime é uma tentativa de ir além do Chatroulette, e ganha espaço num mercado onde já se encontram, entre outros, Skype e Google+ Hangouts. O Airtime traz algumas novidades nesse campo. Entre elas, um sistema de reconhecimento facial, e um mecanismo que cria um ranking para os usuários, baseado no uso da ferramenta.

Sean Parker ficou conhecido, também, por ser o primeiro presidente do Facebook (na fase de decolagem inicial da rede social). Hoje, no entanto, ele acredita que as redes sociais tornaram a web um lugar menos interessante: "existe um hiato: o Facebook reduziu nosso mundo a 500 pessoas, e elas são todas pessoas que você já conhece, o que é um pouco chato".

Nenhum comentário:

Postar um comentário